Edição 122 - Março de 2022

Boletim SABZ Advogados
Header.png
Boletim Jurídico SABZ Advogados
122ª Edição - Março de 2022
Podcast disponível em sabz.com.br/podcast
spotifybj.png applemusicbj.png googlepodcastsbj.png
CIVIL STJ reconhece o direito do credor fiduciário à propositura de execução judicial
MERCADO DE CAPITAIS CVM dispensa de registro investidor não residente pessoa física
MINERAÇÃO Planalto publica decreto que altera o código de mineração
REGULATÓRIO ANEEL regulamenta a obrigatoriedade de Cadastro Institucional e notificação eletrônica
TRIBUTÁRIO CSRF reconhece a aplicação da depreciação acelerada incentivada sobre perda de ativos naturais
TRIBUTÁRIO STJ firma entendimento de que o ITBI deve ser calculado sobre o valor de mercado do imóvel
TRIBUTÁRIO PGFN pede modulação da decisão que afastou o IRPJ e a CSLL sobre a SELIC
TRIBUTÁRIO RFB baixa instrução normativa que simplifica os parcelamentos de dívidas tributárias
EVENTOS Destaques de SABZ Advogados
Texto Integral
CIVIL
STJ reconhece o direito do credor fiduciário à propositura de execução judicial
Renan Tadeu S. Soares - advogado de SABZ
Henrique Olivalves Fiore - estagiário de SABZ

Ao negar provimento ao REsp nº 1.965.973/SP em sessão de julgamento realizada em 15.02.2022, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que:

(i) "[a] constituição de garantia fiduciária como pacto adjeto ao financiamento instrumentalizado por meio de Cédula de Crédito Bancário em nada modifica o direito do credor de optar por executar o seu crédito de maneira diversa daquela estatuída na Lei nº 9.514/1997 (execução extrajudicial)";

(ii) "[a]o credor fiduciário é dada a faculdade de executar a integralidade de seu crédito judicialmente, desde que o título que dá lastro à execução esteja dotado de todos os atributos necessários – liquidez, certeza e exigibilidade";

(iii) "na hipótese de alienação extrajudicial do bem dado em garantia, [...] o credor fiduciário não está impedido de exigir o saldo remanescente se o produto obtido com a venda extrajudicial não for suficiente para a quitação integral do seu crédito”, sendo que “[o] remanescente da dívida apenas não estará mais garantido ante o desaparecimento da propriedade fiduciária, o mesmo ocorrendo na hipótese de não haver interessados em arrematar o bem no segundo leilão"; e

topo

MERCADO DE CAPITAIS
CVM dispensa de registro investidor não residente pessoa física
Emanoel Lima da Silva Filho - sócio de SABZ

A Comissão de Valores Mobiliários ("CVM") publicou, no dia 7 de fevereiro de 2022 a Resolução nº 64, alterando parcialmente a Resolução CVM nº 13/2020, que dispõe sobre registro, operações e divulgação de informações de investidor não residente no Brasil.

A principal medida da Resolução é a dispensa do registro específico, perante a CVM, do investidor pessoa física não residente que queira investir nos mercados financeiro e de capitais do Brasil.

A partir dessa alteração, referido investidor deverá apenas informar seus dados no sistema eletrônico disponibilizado pela CVM ou por entidade administradora de mercado organizado, conforme o caso.

A Resolução CVM nº 64 entra em vigor no dia 2 de maio de 2022.

topo

MINERAÇÃO
Planalto publica decreto que altera o código de mineração
Daniel Vitor Hidalgo de Araujo - advogado de SABZ

Foi publicado, em 14 de fevereiro de 2022, o Decreto Presidencial 10.965/2022 (“Decreto”), que modifica o Código de Mineração. A mudança visa atrair maiores investimentos para o setor, além de integrar a legislação minerária à Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019).

Dessa forma, a Agência Nacional de Mineração (“ANM”) deverá adotar procedimentos simplificados para, principalmente, beneficiar pequenos empreendedores.

Destacamos as seguintes medidas promovidas pelo Decreto: (i) a otimização do aditamento de novas substâncias ao título minerário; (ii) a redução do prazo de análise do registro de licença pela ANM, aumentando a produção de insumos para os setores da construção civil e da agricultura; e (iii) a manutenção de cadastro pela ANM de contratos e acordos de parceria, trazendo maior transparência e segurança jurídica aos investidores.

Assim, com as medidas com as medidas trazidas pelo Decreto, é possível esperar maior celeridade e desburocratização do setor minerário.

topo

REGULATÓRIO
ANEEL regulamenta a obrigatoriedade de Cadastro Institucional e notificação eletrônica
Bárbara Teixeira - advogada de SABZ

A Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”) publicou, no dia 10 de fevereiro de 2022, a Resolução n° 1.004/2022 (“Resolução”), que dispõe sobre o aprimoramento do Cadastro Institucional (“CDA”) e da notificação eletrônica como modalidade de cientificação de interessados pela ANEEL.

A inscrição no CDA implica na adesão à notificação eletrônica, ferramenta certificada de correio eletrônico com comprovação de recebimento e leitura, e é obrigatória para (i) detentores de concessão, permissão, autorização, registro ou interessados em desenvolver estudos para explorar serviços do setor elétrico; (ii) contratados ou interessados em contratar com a ANEEL; (iii) o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica; e (iv) pessoas físicas e jurídicas que queiram utilizar serviços digitais da ANEEL.

Caso os interessados em celebrar contratos de fornecimento de bens ou serviços com a ANEEL não efetuem a inscrição no CDA, poderá ser utilizado o domicílio eletrônico cadastrado no SICAF ou na RFBR. Além disso, a inscrição no CDA passa a ser condição para a emissão de autorizações, assinatura de contratos de concessão/adesão, registros, adjudicação, repactuação ou prorrogação de contratos.

A Resolução entrará em vigor em 2° de maio de 2022.

topo

TRIBUTÁRIO
CSRF reconhece a aplicação da depreciação acelerada incentivada sobre perda de ativos naturais
Raiza da Costa Garcia - advogada de SABZ

Em recente julgamento (acórdão nº 9101-005.919), a Câmara Superior de Recursos Fiscais (“CSRF”) decidiu pela aplicação do benefício fiscal da depreciação acelerada incentivada sobre a perda do valor de ativo mediante exaustão.

No caso concreto, a Aperam Bioenergia Ltda pretendia a aplicação da depreciação acelerada incentivada sobre os custos com a produção de eucalipto para produção de carvão vegetal, uma vez que termos do art. 325 do Regulamento do Imposto de Renda (“RIR/2018”), os bens do ativo permanente imobilizado (exceto a terra nua) adquiridos por empresa que explore a atividade rural, poderão ser depreciados integralmente no próprio ano de aquisição.

De acordo com os Conselheiros, atualmente, a floresta de eucaliptos é caracterizada como ativo biológico (e não imobilizado), nos termos do Pronunciamento Técnico Contábil CPC nº 29 (“CPC 29”). Contudo, como os fatos geradores que ensejaram a autuação são anteriores à 2009 (ano de emissão do CPC 29), a CSRF entendeu que o enquadramento contábil correto à época dos fatos era de ativo imobilizado e, portanto, passível do benefício da depreciação.

Referido acórdão representa uma inovação na jurisprudência administrativa, tendo em vista que a depreciação não era reconhecida para os bens sujeitos à exaustão. Entretanto, o precedente deixa espaço para decidir diferente em relação aos fatos geradores ocorridos após 2009, em razão da classificação de recursos naturais como ativos biológicos.

topo

TRIBUTÁRIO
STJ firma entendimento de que o ITBI deve ser calculado sobre o valor de mercado do imóvel
Thais Santoro Di Carlo - advogada de SABZ
João Lourenço Matarazzo de Mendonça - estagiário de SABZ

Em julgamento realizado no dia 24/02/2022, sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1113), o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) firmou o entendimento de que o ITBI deve ser calculado sobre o valor de mercado do imóvel, não estando vinculado ao valor venal utilizado para o IPTU.

No caso, foi dado parcial provimento ao recurso do Município de São Paulo, afastando-se o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo no sentido de que o valor do ITBI poderia ser calculado sobre o valor considerado para fins de IPTU. Por outro lado, os ministros do STJ negaram o pleito do Município para lançar o tributo, a partir de um valor de referência previamente definido.

De acordo com o Ministro Relator Gurgel de Faria, o valor da transação deve ser declarado pelo contribuinte, a qual “goza de presunção de que é condizente com o valor de mercado”.

O ministro ainda observou que, se o fisco definir previamente o valor de referência, o ônus de provar o contrário será invertido para o contribuinte, que terá prejudicado também o direito ao contraditório.

topo

TRIBUTÁRIO
PGFN pede modulação da decisão que afastou o IRPJ e a CSLL sobre a SELIC
Thais Santoro Di Carlo - advogada de SABZ
Victor Tadashi Kuno - advogado de SABZ

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (“PGFN”) opôs Embargos de Declaração no caso em que o STF afastou a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores relativos à SELIC recebidos em razão de repetição de indébito tributário (RE nº 1.063.187/SC), para requerer, entre outros, a modulação da decisão, a fim de que esta produza efeitos somente após a finalização do julgamento, em 24/09/2021.

Fixada a tese de Repercussão Geral nº 962 (“É inconstitucional a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos em razão de repetição de indébito tributário”), a PFGN, além de pleitear a modulação da decisão, requereu esclarecimento sobre a extensão do julgamento, a fim de excluir do alcance da decisão os pedidos de restituição, compensação, levantamento de depósitos judiciais quando ausente a mora na devolução ou a cobrança indevida pela Fazenda Pública, bem como os juros de mora relativos a contratos entre particulares.

O processo foi concluso ao Relator Ministro Dias Toffoli e aguarda inclusão em pauta para julgamento dos Embargos de Declaração pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

topo

TRIBUTÁRIO
RFB baixa instrução normativa que simplifica os parcelamentos de dívidas tributárias
Thais Santoro Di Carlo - advogada de SABZ

No dia 27 de janeiro de 2022 foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 2.063, que consolida as normas que disciplinam os parcelamentos ordinário, simplificado e para empresas em recuperação judicial.

Entre outras previsões, tem-se como novidade o afastamento do limite para o parcelamento simplificado. Ou seja, a partir de agora, os interessados podem negociar suas dívidas pela internet, sem o limite de valor, que antes era de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

Outra novidade é a possibilidade de negociar diversos tipos de dívidas tributárias em um único parcelamento, o que até então não era possível, gerando-se diversos parcelamentos autônomos.

Com essa medida, toda a dívida do contribuinte poderá ser controlada em um único parcelamento, em uma mesma guia facilitando o seu acompanhamento.

Além das novas regras, os sistemas de parcelamento também serão atualizados e centralizados no e-CAC.

Essa unificação será acompanhada da opção de desistência e, portanto, será possível renegociar o parcelamento das dívidas também no e-CAC, sendo desnecessário a abertura de processos manualmente.

topo

EVENTOS
Destaques de SABZ Advogados

A edição de 2022 do Chambers Global destacou a atuação de SABZ Advogados em Insurance, assim como a do sócio Pedro Guilherme Gonçalves de Souza.

Nosso sócio Pedro Guilherme Gonçalves de Souza foi nomeado presidente da Comissão Permanente de Estudos de Direito dos Seguros, Resseguros e Previdência Complementar (2022-24), do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

SABZ Advogados foi convidado a participar da edição 2022 do guia "Insurance & Reinsurance", recém publicado pelo ICLG - The International Comparative Legal Guide, do Global Legal Group. Pela primeira vez o sócio Pedro Guilherme Gonçalves de Souza e o associado Rodolfo Mazzini Silveira contribuíram com capítulo dedicado ao Brasil. A publicação traz informações jurídicas sobre diversas áreas em jurisdições mundiais, com capítulos assinados por especialistas em suas áreas de atuação.


topo

i_email.png   i_youtube.png  i_facebook.png  i_home.png  i_insta.png  i_linkedin.png

Para mais informações, visite o nosso site
www.sabz.com.br







This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

Renato ButzerSABZ Advigados2022