A colaboração dos antigos alunos da Faculdade de Direito da USP na preservação patrimonial do Prédio Histórico deu mais um passo adiante. Graças a iniciativa dos egressos, a fachada externa do Edifício está limpa, sem pichações e protegida de novas tentativas de depredação. Para além de uma simples limpeza, foram usados produtos adequados de conservação, como impermeabilizantes que auxiliam sua manutenção.
Em breve, novas ações serão tomadas nessa direção. Uma delas, é a instalação de câmeras de vigilância externas para tentar coibir novas pichações. Além disso, a conclusão da instalação do café – adequado às medidas de aprovação dos órgãos de proteção ao patrimônio histórico – e a requalificação das calçadas do entorno, ampliarão a contribuição para a melhoria urbana do Centro Histórico.
Com essas realizações e outras que virão, a Faculdade está cada vez mais preparada e bonita, com toda a elegância do Edifício, deixando à mostra os detalhes arquitetônicos de um dos mais importantes prédios da região central da capital paulista.
Isso sem falar na satisfação pessoal de cada participante engajado no projeto. Os antigos alunos buscam retribuir e demonstrar, por meio dessas ações, todo o carinho pela instituição. É uma forma, portanto, de ajudar a preparar a Velha e cada vez mais renovada Academia de Direito, para as comemorações de seu bicentenário.
Nessa iniciativa de preservação da fachada, por exemplo, os egressos da Turma 173 da FDUSP uniram-se à Associação Trabalhar, a TozziniFreire Advogados e SABZ Advogados. O resultado final é a alegria daqueles que podem retribuir o ensino recebido e, claro, um prédio conservado, que está se preparando para quando reabrir, assim que a pandemia de covid-19 for superada, e pronto para receber os novos alunos.
Faça parte dessa ideia. Saiba mais enviando e-mail para fd@usp.br